As férias escolares chegaram e com elas o desespero de alguns pais. O que fazer com toda a energia das crianças? O que fazer com a chateação delas em “não ter nada para fazer”? Se você está com todas estas dúvidas na cabeça, saiba que não é porque eles estão de férias que não podem (ou devem) usar este tempo para aprender coisas novas e incentivar a criatividade. Separamos as 12 brincadeiras que sugerimos para você fazer com seus filhos nas férias escolares. Confira!

 

1. Cozinhar

Cozinhar é um ótimo exercício de cooperação, organização, limpeza e matemática. As crianças podem aprender muito cozinhando. De quebra a família toda ainda ganha um lanche ou uma refeição deliciosa. A dica é começar com uma receita fácil e depois ir avançando e dificultando.

2. Brincar de loja

A ideia é que as crianças finjam que são donas de uma loja. Pode ser de roupa, de alimentos, de brinquedos ou o que mais elas inventarem. Elas podem colocar preços nos “produtos”, fazer cartazes de brincadeira com os anúncios das promoções e muito mais. Elas vão aprender muito com essa atividade.

3. Doar roupas e brinquedos

As crianças têm muitas roupas e muitos brinquedos. Sempre é possível separar algumas coisas para doar para quem precisa. Doar é importante e envolver as crianças nesta atividade pode ser uma oportunidade excelente de passar lições de solidariedade e consumo. Além disso, essa “brincadeira” mostra a elas que são responsáveis pelos seus objetos, capazes de fazer escolhas e que é importante praticar o desapego e doar objetos que não usamos mais.

4. Visitar um museu

Nesta época do ano muitos museus elaboram atividades especiais para as crianças. Essa é uma opção de passeio interessante de fazer com elas. Além de distraí-las pode ensiná-las um pouco mais sobre arte.

5. Montar um cinema

Pipoca e um bom filme. Quem não gosta? A dica é pegar um filme que agrade as crianças e incentivá-las a montar um cinema. Ou seja, confeccionar os ingressos, fazer a pipoca e chamar toda a família para aproveitar.

6. Montar uma cabana

Mas é para ser aquela cabana bem rústica. Com cabo de vassoura e lençóis. A cabana pode servir de abrigo imaginário, lugar para dormir e o que mais a imaginação deles permitir. Uma sugestão bacana é eles trabalharem para decorar a cabana também com dobraduras, papéis coloridos e/ou luzes pisca-pisca.

7. Dobraduras

Coloque as crianças para procurar na Internet por diferentes opções de dobraduras. Pegue papéis coloridos e se joguem nas dobraduras. Isso vai trabalhar a criatividade e as habilidades motoras finas da criança.

8. Organizar uma mini copa do mundo com os amigos

Dá para juntar os amigos, montar os times e fazer um minitorneio. Outra opção – caso não haja tantos amigos para montar os times – é fazer uma mini copa de futebol de botão, por exemplo.

9. Brincar de massinha

As crianças vão adorar. Vão fazer bagunça? Com certeza. Mas essa que é a parte divertida.

10. Brincar de pintura

Pode ser em telas ou em papéis mesmo. A ideia é deixar as crianças livres para criar e se divertir. Claro que há a possibilidade dessa brincadeira fazer muita bagunça, mas é só colocar uma toalha usada embaixo das crianças e das tintas que está tudo certo.

11. Montar um caça ao tesouro

Isso as fará trabalhar para elaborar uma estratégia, criar as dicas e muito mais. Trabalhará a criatividade e o raciocínio.

12. Fazer um concurso cultural

Nele, cada amigo mostrará uma habilidade – por exemplo, cantar, fazer uma mágica ou dançar. Eles podem ensaiar e se apresentar para os pais.

 

Gostou das dicas de brincadeiras para fazer com as crianças nas férias escolares? Continue de olho no nosso blog para ler sobre outras novidades.

Deixe sua Resposta