6 livros infantis para ler para o seu filho

O hábito da leitura deve ser incentivado desde cedo. Dessa forma, a criança se tornará um adulto mais culto, inventivo, inteligente e consciente. Certos livros só serão aproveitados em todo o seu potencial quando lidos na fase infantil. Depois que lidos na fase adulta, perderão um pouco da sua graça e do seu encanto. Abaixo listamos 6 livros infantis para ler para o seu filho. Dessa forma, você não só incentivará o hábito de leitura e o desenvolvimento da criança, como estreitará os laços com ela num momento de descontração e aprendizado.

1. O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry
Vamos começar essa lista de livros infantis para ler para o seu filho com um clássico. Quem não lembra de frases como “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”, “O essencial é invisível aos olhos e só se vê bem com o coração” ou “A gente só conhece bem as coisas que cativou.”? Não à toa este livro já atravessou várias gerações. Escrito em 1943 pelo autor francês, o livro trata de questões que ainda são atuais e que tocam especialmente os corações mais puros, como os das crianças. Entre os temas abordados estão: crescer, relacionar-se com o outro, seguir seus sonhos, não deixar de ver a vida com leveza e muito mais. Para os pais a leitura também será muito agradável pois os colocará em contato com a sua criança interior.

2. Caçadas de Pedrinho de Monteiro Lobato
Num mundo em que as crianças adoram estar conectadas e muitas já têm seus próprios smartphones e tablets, este livro resgata a importância do cuidado e do contato com a natureza. Lançado em 1933, o livro tem o poder de transportar os leitores para o campo. Além de envolvê-los com as histórias e aventuras de Pedrinho, Narizinho e Emília. Certamente, um clássico da literatura infantil brasileira.

3. O Menino do Dedo Verde de Maurice Druon
Também escrito por um autor francês, este livro conta a história de Tistu, um menino com um dom secreto: onde colocava o polegar, nasciam flores. O livro conta, de uma forma meiga e delicada, a trajetória do menino e o seu contato com questões de ecologia, ética e cidadania.

4. O Menino Maluquinho de Ziraldo
Publicado em 1980, o livro do desenhista e cartunista brasileiro conta a história de “um menino que tinha o olho maior que a barriga, fogo no rabo e vento nos pés”. O menino, que usa uma panela da cabeça, é muito inventivo e gosta de viver várias aventuras com os seus amigos. Essa energia e alegria é passada para o leitor a cada página. O livro fez tanto sucesso que virou uma série de quadrinhos e ganhou até um filme.

5. Vozes no parque de Anthony Browne
Um passeio no parque é contado por quatro vozes diferentes. Dessa forma, o autor aborda temas como empatia, colocar-se no lugar do outro, isolamento, amizade e muito mais de uma forma bastante inteligente. Ao leitor cabe observar a perspectiva de cada voz e apreciar as ilustrações, que são um elemento muito instigante.

6. Malala de Adriana Carranca
Esse livro-reportagem aborda a história da menina Malala Yousafzi, a mais jovem ganhadora do Nobel da Paz, que foi baleada por membros do Talibã aos quatorze anos ao defender a educação feminina. Apesar de tratar de um momento triste, a jornalista consegue apresentar o tema ao seu público: crianças e adolescentes e falar da importância da educação e de acreditar em nossos sonhos.

Essas 6 opções de livros infantis para ler para o seu filho são ótimas oportunidades de aproveitar a fase em que os hábitos estão sendo formados para estimular o hábito da leitura e desenvolver a imaginação, as emoções e os sentimentos da criança. Tudo isso de uma forma prazerosa. Desejamos a todos uma boa leitura!

Veja também 5 tendências de 2017 para Festas Infantis

 

Deixe sua Resposta