Será que não vai virar bagunça? Será que é uma boa? Será que eles vão gostar? De fato, a decisão de comemorar ou não os aniversariantes do mês na sua empresa é uma dúvida que está na mente de muitos profissionais. Para ajuda-los, listamos abaixo 7 bons motivos para comemorar os aniversariantes do mês na sua empresa. Você verá que, mais que uma comemoração, este evento pode ser um grande aliado na integração, motivação e valorização da equipe.

1. Integração da equipe

No dia a dia do trabalho os colaboradores estão focados em produzir, dar o seu melhor e atingir os resultados. Nesta rotina muitas vezes corrida, não há tempo de interagir com outros colegas se não for para falar sobre o trabalho. Nesse sentido, a celebração dos aniversariantes do mês é uma ótima oportunidade de criar um momento de integração entre os colaboradores. Tal momento pode resultar como uma boa estratégia de produtividade, uma vez que uma equipe integrada trabalha melhor.

2. Descontração

Certamente manter-se focado no trabalho é muito importante. No entanto, também é preciso criar momentos de descontração para descansar a mente. Comemorar os aniversariantes do mês pode ser desses momentos.

3. Valorização do profissional

A celebração do aniversário do colaborador é uma ótima forma de valorizá-lo não só no âmbito profissional, mas também no pessoal. Tal atitude pode deixar o colaborador mais feliz, se sentindo especial e mais engajado com o seu trabalho e com a sua empresa. Além de mostrar a ele o quanto a sua presença e a sua atuação na empresa são importantes para o crescimento da mesma.

4. Conhecer outros colegas

Muitas empresas têm um quadro de funcionários bem grande e é quase impossível que todos se conheçam. No entanto, é importante que aconteçam momentos em que eles possam se apresentar, dizer quais funções exercem e se conhecer. Afinal, é possível que em algum momento o colaborador de uma área precise interagir com uma área desconhecida. Essa interação será facilitada se eles já tiverem se visto e conversado num dia anterior. Para estes casos, comemorar os aniversariantes do mês é uma ótima oportunidade de fazer com que os colaboradores se conheçam e se apresentem. Para isso, além do bolo e dos parabéns, é possível incluir uma dinâmica de grupo que encoraje os colaboradores a se apresentarem e conhecerem seus colegas.

5. Presentear o colaborador

A empresa pode comprar um presente para o colaborador, pode desenvolver um brinde ou os colegas para se reunir para comprar uma lembrança. O presente carrega um simbolismo importante de ser usado pois demonstra que a empresa ou os colegas se importam com o aniversariante e dedicaram seu tempo a buscar um presente que ele gostasse.

6. Estabelecer vínculo emocional

Geralmente, os colaboradores têm uma relação racional com as suas empresas. Ou seja, vão até o escritório, exercem suas funções e são pagos por isso. No entanto, sabemos que a relação entre funcionário e empresa pode ser mais que isto. Afinal, o trabalho pode ser o ambiente onde uma pessoa produz e vê o resultado dos seus esforços. Uma celebração de aniversariantes do mês ajuda a empresa a estabelecer este vínculo emocional com a sua equipe.

7. Reforçar os valores da empresa

Qualquer evento corporativo – festa de final de ano, aniversário da empresa, palestras, café da manhã ou almoço com o diretor – tem o poder de reforçar os valores da empresa. Na festa de final de ano é possível aproveitar para falar do posicionamento da marca no mercado e dos resultados alcançados naquele ano. Um encontro com o diretor pode servir para uma fala motivacional do mesmo e para alinhar as metas para os próximos períodos. No caso da comemoração de aniversário, é uma ótima oportunidade de focar no colaborador, reforçar o quanto ele está alinhado com os valores da empresa e como ele contribui para a geração de resultados.

 

Se, após analisar cada um destes motivos, você está convencido de que comemorar os aniversariantes do mês da sua empresa é uma boa escolha, é hora de colocar a ideia em prática e começar a organizar as celebrações. Boa festa!

Veja também 5 DICAS PARA ORGANIZAR UM EVENTO CORPORATIVO

Deixe sua Resposta