Apenas o fato de fazer uma festa em casa já é uma boa maneira de economizar pois não se tem o custo com aluguel do buffet ou do salão de festas. No entanto, para os anfitriões que pretendem trabalhar com um orçamento ainda mais enxuto, sem deixar a elegância e a alegria da festa de lado, há 9 outras dicas para economizar na festa em casa. Confira!

 

1. Quantidade de convidados

Se o foco é economia, o ideal é convidar pouca gente. Dessa forma, faz-se necessário uma quantidade menor de comidas, bebidas e lembrancinhas. Foque em amigos e familiares bem próximos, que tem mais afinidade com festas infantis e, portanto, mais chance de aproveitar a festa ao máximo.

2. Horário

Festas que acontecem durante a semana tendem a durar menos – pois os convidados estão envolvidos em seus compromissos profissionais ou escolares – e, portanto, serem mais baratas. Além disso, o período da manhã também é uma boa opção para economizar na festa em casa pois é um horário que as pessoas não bebem bebida alcóolica, um item que encarece bastante a lista de itens para a festa.

3. DIY

Em inglês, a sigla significa Do It Yourself. Traduzindo: Faça Você Mesmo. Esse conceito é muito utilizado em decoração de interiores e pode facilmente ser trazido para a decoração de festas. Ao invés de comprar uma decoração pronta ou contratar um decorador profissional, você mesmo pode planejar e produzir a decoração da festa. Em sites como o Pinterest você encontrará várias referências e tutoriais para aprender a executar a decoração que imagina. Seguramente, esta prática dá mais trabalho pois você precisará dedicar tempo para produzir tudo. No entanto, pedir ajuda da família e envolver as crianças pode ser uma boa forma de delegar tarefas e fazer a decoração da festa ao mesmo tempo em que se diverte.

4. Peça ajuda

Sabe aquele familiar ou amigo que cozinha muito bem? Ou aquele que tem muito jeito com crianças? E aquele que sempre monta as melhores playlists? Ao invés de contratar empresas profissionais para as comidas, para a recreação ou para a música, por exemplo, você pode pedir a ajuda deles. É de bom tom custear os materiais que eles utilizarão. No entanto, você economizará na contratação de mão-de-obra. Além disso, essa prática dá um tom bem mais intimista para a festa.

5. Pesquise e organize-se para comprar

Antes de fazer as compras para a festa, pesquise bem quais os locais têm preços mais competitivos. Além disso, organize uma lista de compra com todos os itens detalhados e lembre-se de não cair na tentação de comprar algo que não esteja na lista. Outra dica importante é não levar as crianças pois eles podem pedir por itens que não estão na lista e você pode correr o risco de acabar estourando o orçamento e falhar na missão de economizar na festa em casa.

6. Convites

Será que os convites precisam ser impressos? Uma boa forma de economizar é convidar todos por telefone, e-mail, redes sociais ou WhatsApp.

7. Criatividade

Antes de colocar algum item na sua lista de compras faça a seguinte pergunta: Há um jeito mais barato de ter isso ou uma opção similar mais em conta? Se a resposta for sim, avalie a possibilidade de colocá-lo em prática. A criatividade nesse momento pode ser sinônimo de economia. Isso vale para todos os itens: decoração, cardápio, lembrancinha e muito mais. Por exemplo, é necessário ter aquele salgado sofisticado ou é possível oferecer opções mais populares e em conta como a coxinha? É necessário elaborar uma lembrancinha cara ou podemos dar um pacote de doces ou um álbum de figurinha? É necessário dar lembrancinha para todos ou só para as crianças?

8. Tema

Não ter tema ou escolher um tema genérico é uma ótima forma de aproveitar a decoração para outros eventos e economizar em festas futuras. Além disso, usar os kits festas disponíveis na Internet para montar a decoração da festa, pode ser uma ótima opção.

9. Brincadeiras como nos velhos tempos

Para as brincadeiras, ao invés de alugar brinquedos, opte por aquelas que não precisam de nada muito elaborado para brincar. Por exemplo, caça ao tesouro, amarelinha, esconde-esconde, cabo de guerra e muito mais.

 

Com estas dicas e o pacote de festa em casa do Laliboom, além de uma festa linda você conseguirá economizar na festa em casa e não estourar o orçamento. Com tudo encaminhado só faltará executar uma última atividade: aproveitar muito a festa. 🙂

Confira também:[E-book] 9 destinos para viajar com crianças

 

Deixe sua Resposta