A importância de a criança dormir cedo

A transição da fase do bebê para a fase da criança envolve várias mudanças. Nessa nova fase, a criança passa a ingerir alimentos que não ingeria antes e a fazer atividades que antes não conseguia. Uma das maiores transformações ocorre no sono dos pequenos. Como a rotina da criança muda, é natural que o sono mude também. Em função disso, a quantidade de sono muda, mas continua sendo interessante a criança dormir cedo.

Por que é preciso fazer a criança dormir cedo?

Por diversos motivos. Vamos apresentar todos eles a seguir. Confira!

1. Quanta energia!

O período do sono é importante para que eles recarreguem as suas energias, já que gastam mais em suas atividades.

2. Questões biológicas

Há três funções importantes que acontecem à noite, durante o sono da criança. A primeira é a ação do hormônio do crescimento no organismo da criança. Esse hormônio age durante todo o dia, mas 90% dele é liberado durante a noite, mais especificamente na fase de sono conhecida como 3 e 4 do estágio NREM.

A segunda é que o cérebro sedimenta as informações adquiridas durante o dia, fato que contribui para a memória e o aprendizado da criança. Por fim, esse também é o período em que acontece a restauração celular. Ou seja, o processo em que o corpo renova as suas células, sejam elas do sistema esquelético, muscular, nervoso, endócrino, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital ou linfático. Isso contribui não só para o desenvolvimento da criança, como para o fortalecimento da sua imunidade e para a sua recuperação, em caso de doenças e/ou fraturas.

3. O próximo dia

Uma boa noite de sono garante que a criança tenha disposição e energia para aprender e para fazer suas atividades físicas. Quando a criança dorme cedo, fica mais disposta e isso evita momentos de irritação e fadiga.

4. A fase adulta

Estudos mostram que indivíduos que não dormiram cedo durante a infância têm maiores chances de desenvolver problemas de crescimento e obesidade.

5. Humor

Crianças que não passam por uma boa noite de sono, podem apresentar mau humor, falta de concentração e de aprendizado.

 

Como fazer a criança dormir cedo?

Agora que você já viu como é importante colocar a criança para dormir cedo, confira as nossas dicas para executar esse processo, já que – como sabemos – nem sempre é fácil que a criança concorde com essa rotina.

1. Diminua o ritmo.

É importante preparar a mente e o corpo da criança para a fase do sono. Por isso, evite aparelhos eletrônicos – já que a luz emitida por eles coloca as crianças em estado desperto – e brincadeiras agitadas.

2. Crie um ritual.

Para ajudar na preparação da criança dormir cedo, é aconselhável criar um ritual. Dessa forma, ela perceberá que está executando as mesmas atividades todos os dias para dormir e sua mente se acostumará com isso. Esse ritual pode envolver colocar o pijama, escovar os dentes, deitar na cama, fazer uma oração, relaxar, fazer uma massagem em si mesmo ou quaisquer outros elementos que façam sentido para a criança e combinem com a rotina dos pais.

3. Banho quente

Um banho quente relaxa os músculos, o que ajuda a colocar a criança num estado relaxado para se preparar para o sono.

4. Ler

A dica final é uma boa leitura. Dessa forma, além de estimular o hábito da leitura, a criança conseguirá ficar mais relaxada. Para os menores, a dica é que os pais leiam para os filhos, criando um novo momento de afeto entre a família. Recentemente, escrevemos um texto sobre esse tema com 6 livros que você precisa ler para o seu filho (inserir o link). Confira!

5. Repetir diariamente

Sabemos que em fase de férias ou em finais de semana é comum ficarmos mais flexíveis com os horários. No entanto, é importante, na medida do possível, manter os horários de sono. Dessa forma, a criança se habituará com eles e não será difícil voltar à rotina.

 

Viu só como é importante colocar a criança para dormir cedo? Com essas dicas e fazendo disso um hábito, você verá como é uma tarefa possível. Bons sonhos!

Veja também 6 Livros infantis para ler para o seu filho

Deixe sua Resposta