No maior país católico do mundo, segundo o IBGE, o que não falta são crianças sendo batizadas. Na cerimônia que marca o primeiro sacramento, o início da caminhada cristã do bebê e que convida os padrinhos a serem os guias desta trajetória junto com os pais não falta emoção e fé. Para organizar esse momento tão especial na vida dos pais, dos padrinhos e do bebê, confira abaixo tudo que você precisa saber para organizar o batizado do bebê.

Quando acontece o batizado

Geralmente, antes do bebê completar o primeiro ano. Dessa forma, a probabilidade de ele ficará tranquilo durante a cerimônia é maior. Por outro lado, alguns pais optam por esperar um pouco para fazer o batizado junto com o primeiro ano da criança e, dessa forma, unir ambas as celebrações.

Sobre a igreja

Entre em contato com a sua paróquia para se informar sobre a antecedência necessária para realizar o agendamento e os detalhes do batizado. Por exemplo, se é uma cerimônia coletiva ou individual, se e/ou quando os pais e/ou padrinhos precisam fazer um curso e quais os documentos necessários.

Sobre o convite para os padrinhos

Após refletir sobre quem são as pessoas que tem afinidade com a fé cristã e que poderão carregar a responsabilidade de ser padrinhos do bebê, prepare um convite bem emocionante para as pessoas que escolheu para serem os guias da criança – junto com os pais – na jornada da fé cristã. Informe-os sobre o curso de padrinhos, sobre a documentação necessária, data, local e horário do batismo.

Sobre a roupa da criança

É comum que esse seja um presente da madrinha, mas é importante combinar isso. Tradicionalmente, é usada uma roupa branca.

Sobre o convite para os outros familiares

Para os pais mais modernos, o convite para os familiares pode ser feito via redes sociais ou e-mail. Para os que mais clássicos, a opção são os convites impressos. Para a cerimônia, convide apenas amigos e familiares bem próximos, além dos padrinhos. Para a recepção, já é possível convidar mais pessoas.

Sobre a contratação do fotógrafo

Algumas paróquias possuem fotógrafos parceiros que estão acostumados a fazer esse tipo de registro. Outra opção é contratar um fotógrafo de confiança da família. O importante é que ele tenha experiência com fotografia infantil e que você alinhe com ele se precisará dos registros da cerimônia, apenas, ou da recepção também.

Sobre a cerimônia

Antes do dia do batizado, faça um check-list com tudo que precisará ser levado para a igreja e para a recepção. É importante começar os preparativos cedo para dar tempo de arrumar os pais e a criança com tranquilidade. Correria e stress não combinam com esse dia. É interessante que os pais, a criança e os padrinhos cheguem com pelo menos 20 minutos de antecedência na igreja.

Sobre a recepção

É bacana oferecer um brunch ou um almoço para os convidados após a cerimônia. Dessa forma, caso haja uma restrição de convidados para a cerimônia por parte da igreja, os familiares e amigos que não puderam participar do batizado poderão estar presentes de alguma forma neste momento tão especial. Opte por uma decoração com cores mais neutras para combinar com o batizado. É comum que haja um bolo para o batizado. Para esse item há opções lindíssimas disponíveis no mercado.

Sobre a lembrancinha

Pode ser um bem-batizado, um livro pequeno de orações, uma garrafinha de água benta, uma vela, um mini terço ou outra opção. É interessante oferecer uma lembrancinha para os convidados como forma de agradecimento pela presença.

 

Gostou do texto de hoje? Continue acompanhando nosso blog para mais informações sobre o tema.

Deixe sua Resposta