O final de ano está chegando e, com ele, as festas mais esperadas: Natal e Ano Novo. Há quem opte por viajar, visitar os familiares ou participar de celebrações em clubes e/ou restaurantes. A possibilidade de cuidar pessoalmente de cada detalhe, dar uma cara única para a festa e ter liberdade de horário são os principais motivos que levam algumas pessoas a organizar a própria festa no conforto de sua casa. A preparação da festa, em si, já é uma celebração a parte e requer organização, planejamento e atenção aos detalhes. Para você que optou por comemorar o final de ano desta forma, confira como organizar festa de Natal e Ano Novo em casa.

Planejamento

Com antecedência, comece a planejar a festa e colocar no papel o que precisa ser feito num check-list e a programação no dia. Em famílias onde há crianças, é preciso dar mais atenção à programação. Normalmente, elas têm horário para comer e para dormir e alguns pais não abrem mão disso.

Convidados

Em primeiro lugar, determine o número máximo de pessoas você pode receber em seu espaço. Em seguida, faça uma lista de convidados. Só então, convide-os. Estipule uma data para confirmação de presença para que você possa preparar as comidas, as bebidas e as brincadeiras. Lembre-se que muitas pessoas levam acompanhantes. Tenha-os em conta na hora de calcular a quantidade de convidados.
Atenção: verifique se você tem louça suficiente para todos os convidados. Em caso negativo, peça para os convidados mais próximos te ajudarem.

Peça ajuda

É impossível preparar festa de Natal e Ano Novo sozinho. Peça ajuda de alguns convidados para os preparativos, para a decoração e para a preparação de alguns pratos. Quanto à alimentação, uma boa opção, é encomendar as ceias – ou apenas alguns pratos, os mais difíceis, por exemplo – de empresas especializadas. Para tornar tudo ainda mais prático, prefira aquelas que oferecem não só o serviço de encomenda, mas também de delivery, como o Laliboom.

Decoração

Cada festa, de Natal e Ano Novo, vai pedir um tipo de decoração diferente. No entanto, é possível aproveitar alguns elementos. Para montar uma decoração personalizada, pesquise lojas especializadas que vendem kits de decoração e elementos que estejam faltando ou utilize tutoriais de DIY para dar à festa uma identidade única e, de quebra, envolver alguns convidados, especialmente as crianças, na decoração.

Cardápio

No Natal, pratos como rabanada, tender, chester, panetone, frutas secas, castanhas e arroz com uva passas não podem faltar. Para montar o cardápio desta data, confira o texto que escrevemos especialmente para ele. (link para 5 dicas para o cardápio da Ceia de Natal perfeita) No caso do Ano Novo, uma data cheia de superstições, o tradicional é ter lentilha, uvas, porco e peixe. Além, é claro, de champagne para brindar à meia-noite. Em ambos os casos, não se preocupe em ficar preso a este cardápio, mas sim, inspirar-se nele e complementar com preparações que você já sabe que irão agradar aos convidados.

Brincadeiras

Para entreter os convidados e tornar a festa ainda mais divertida, elabore brincadeiras que envolvam a todos. Clicando aqui, você verá nossas dicas de brincadeiras para a noite de Natal (link para post Brincadeiras para a noite de Natal).
O principal das festas é a diversão, então, foque no planejamento, mas não se esqueça de se divertir, comemorar o Natal e a chegada de um novo ano.

cta-principal-natal

Deixe sua Resposta