A faixa de idade de 10 e 11 anos marca uma mudança na vida dos filhos. Eles já não são mais crianças, mas também ainda não são adolescentes. Esse conflito fica ainda mais evidente na hora de fazer uma festa de aniversário. Os temas de personagens, bonecas, bichinhos e outros temas do gênero já não os atrai mais. Além disso, certas brincadeiras e atrações de festas infantis já são consideradas sem graça por eles. Como as crianças desta faixa etária estão numa fase de descoberta, com novos interesses, querem passar essa nova identidade e usar temas mais condizentes com esta nova realidade. Cabe aos adultos compreender tais mudanças e colocar a criatividade em prática para organizar uma festa para crianças de 10 e 11 anos.

Se você é pai ou mãe de uma criança desta faixa etária e está preocupado em como organizar esta festa, pode relaxar. Preparamos este texto para você e o dividimos em duas partes: a primeira com dicas práticas para a organização da festa e a segunda com sugestões de temas para uma festa para crianças de 10 e 11 anos.

 

3 dicas para organizar uma festa para crianças de 10 e 11 anos

Vamos começar com as dicas? Confira abaixo como tornar uma festa para crianças de 10 e 11 anos incrível.

  1. Envolva seu (sua) filho (a) em todas as etapas da organização

Desde a escolha do tema da festa até a montagem das lembrancinhas, passando pela decisão de quais atrações, brincadeiras e cardápio estarão presentes na festa. Como ele (a) já está mais crescido e capaz de tomar algumas decisões, envolva seu (sua) filho (a) em todas as etapas da organização. Isso será importante não só para ele (a) se sentir parte da organização da festa, como para ver que seus pais já confiam nele (a) para tomar algumas decisões.

  1. Aula de matemática na prática

Aproveite o evento para fazer uma aula de matemática, organização e gestão na prática. Informe a ele (a) o orçamento disponível e deixe-o (a) ajudar na definição de como encaixar os itens da festa neste valor.

  1. Use o universo deles a seu favor

Com 10 e 11 anos eles têm acesso a tecnologias e facilidades que não existiam na infância dos pais. Use isso a seu favor. Se eles estão acostumados a usar o Spotify, por exemplo, deixe que o (a) aniversariante e seus convidados montem uma playlist compartilhada para o que vai tocar na festa.

 

5 sugestões de temas para uma festa para crianças de 10 e 11 anos

Separamos 5 sugestões de temas para essa festa tão especial. Confira a abaixo, mas lembre-se: é importante que o tema esteja sintonizado com a personalidade e com as preferências da criança.

  1. Estúdio de maquiagem

Como muitas meninas estão começando a descobrir este universo, pode ser uma boa ideia montar um estúdio de maquiagem para elas. Pode haver um desfile para incrementar as atrações e uma oficina de cosméticos para que elas possam produzir os seus e levá-los como lembrancinha. Este tema requer um certo cuidado para conferir se há alguma convidada que é alérgica a alguma maquiagem ou componente.

  1. Cinema

Dá para montar um cinema em casa, se o espaço permitir ou fazer a festa dentro de um. Alguns cinemas oferecem este serviço e a criançada vai adorar ter uma sessão especial para eles.

  1. Baladinha

Nesta idade muitos já adoram dançar e já imaginam como será ir para uma balada de verdade quando tiverem idade para isso. Por isso, a sugestão aqui é montar uma baladinha em casa. Com luz negra, gelo seco e adereços dá para fazer uma festa bem bacana para eles.

  1. Karaokê

Se o(a) aniversariante e seus convidados adoram cantar, a sugestão é melhorar a proposta de Karaokê e fazer o próprio The Voice Kids num buffet. Essa sugestão é muito bacana pois é uma forma de integrar as crianças – que serão os cantores – com os adultos – que podem ser os jurados. No final das contas é tudo uma grande brincadeira da festa e o importante é se divertir e soltar a voz.

  1. Festa na piscina

Se o tempo e o espaço permitem, essa é uma sugestão refrescante. Aqui cabe incluir elementos para brincar muito com a criatividade, como bóias divertidas de donuts ou flamingos, drinks coloridos, acessórios de sereia e muito mais. O cuidado com as crianças na água deve ser redobrado e a presença de um salva-vidas ou um recreador preparado é uma ótima ideia.

 

Esperamos que o texto tenha lhe ajudado a organizar uma festa para crianças de 10 e 11 anos. Ficou alguma dúvida? Conta pra gente aqui nos comentários!

leia também 5 razões porque as crianças devem ter contato com a natureza

Deixe sua Resposta