O desejo de uma festa mais intimista, de personalizar e cuidar de cada detalhe da festa, de escolher fornecedores de sua preferência e de não se preocupar com o horário de término da festa, são os motivos que levam muitos pais a optarem por realizar a festa do(a) seu(sua) filho(a) em casa. Nessa opção, o cuidado com o orçamento precisa ser redobrado.

O Anfitrião da festa precisa lidar com uma série de tarefas, desde o planejamento até a finalização do evento. Independente de ser uma festa para poucos convidados ou uma super produção, é necessário dedicar uma boa parte da sua atenção para o orçamento da festa, uma vez que esse item influencia bastante a concretização do evento.

Talvez o maior desafio nessa primeira etapa seja adequar a intenção com o dinheiro disponível para a realização da festa, cujos custos podem ultrapassar o valor disponibilizado.

Por isso, faça uma relação de todas as intenções sonhadas para a festa, para que você possa avaliar o que é viável e como o dinheiro será administrado. Confira nossas dicas de como planejar um orçamento para uma festa infantil em casa.

Limite

O primeiro passo é definir um limite máximo para os gastos. Isso é muito importante para você não extrapolar o orçamento e acabar se endividando por causa da festa.

Para saber como fazer o planejamento financeiro do seu evento é ter cuidado com as prioridades na hora de criar o orçamento. Identifique o foco principal do evento, reservando uma quantia maior para os gastos mais importantes. Realizada essa tarefa, defina quais custos podem ser minimizados ou até mesmo cortados caso não haja dinheiro para tudo o que é preciso.

Para saber o que é essencial e o que pode ser reduzido na sua festa, considere todos os serviços de que precisa, como equipe para servir, equipe de limpeza, acessórios decorativos, recepcionista, monitores para os brinquedos, animação, material para locação (louças, talheres, taças, réchauds, cadeiras, mesas, toalhas, brinquedos, etc….).

Tudo isso lembrando e considerando a qualidade e segurança dos serviços para sua festa.

Convidados

O número de convidados é essencial para calcular a quantidade dos itens necessários para sua festa (comida, bebida, quantidade de mesas e cadeiras, louças para servir e lembrancinhas, brinquedos, por exemplo).

Elabore essa lista tendo em mente o seu limite de gastos e quem são as pessoas que você quer convidar. Lembre-se que sempre há uma quebra entre o número de convidados e de quantas pessoas, efetivamente, vem. Especialistas indicam de 10% a 20% a menos.

Liste tudo

Pesquise bastante na Internet, lembre-se de festas anteriores que você já realizou ou foi convidada e converse com o seu filho(a) sobre os itens que ele(a) gosta e sonha ter em sua festa. Liste tudo que precisa estar no seu orçamento. Afinal, a festa precisa está com a cara dele(a)!

Planilha

Elabore uma planilha e coloque todos os itens em planilha para te ajudar a se organizar e controlar os gastos.

Contratações

Sabendo todos os itens que você precisará comprar é hora de ir atrás dos fornecedores. É importante pesquisar, buscar referências e sempre lembrar da qualidade e segurança que vai receber o produto como contratado e na hora marcada.

Uma dica legal é buscar pelo menos três orçamentos de cada item. Assim, você terá uma maior diversidade de produtos e preços. E aí define-se o que contratar para que esse sonho vire realidade.

Dinheiro

Na medida do possível, é interessante reservar dinheiro alguns meses antes da festa. Assim, quando chegar à data da festa, estará com tudo contratado e pago. E aí só curtir junto com a família e amigos o dia mais esperado.

Gastos extras

Por mais que você se esforce muito para planejar os itens da festa, haverá um detalhe ou outro que pode ser esquecido. Como imprevistos acontecem em quase todos os eventos, recomenda-se que o orçamento seja realizado com uma margem de erro no custo total.

Com um orçamento bem planejado, fica mais fácil não se preocupar tanto com os gastos e mais com o que realmente importa: o aniversário do(a) seu(sua) filho(a). Portanto, planeje bem a festa e divirta-se.

 

Deixe sua Resposta