Após um ano de trabalho, esforço e dedicação é hora de parar por um momento para celebrar as conquistas da equipe. Além disso, essa é uma ótima oportunidade para a equipe confraternizar, ter um momento de descontração e aprimorar o clima organizacional. Muitos colaboradores, inclusive, esperam ansiosamente pela data. É importante estar muito atento aos detalhes da organização deste evento, a fim de que ele ocorra da melhor maneira possível. Por isso, reunimos neste texto tudo que você precisa saber para realizar uma confraternização de final de ano.

 

O dia da festa não será tão produtivo quanto os outros

Quando acontece num dia normal de trabalho, é comum os colaboradores estarem muito animados com a festa e não focarem tanto nos seus afazeres. Por isso, a importância de escolher uma data que não seja afetada por este fato e de deixar os gestores cientes.

Familiares devem ir?

Para festas que visam integrar não só os colaboradores, mas também as suas famílias, é interessante estender o convite. No entanto, este fato não pode afetar o orçamento do evento e será necessário incluir atrações para as crianças, caso algum colaborador tenha filhos.

Diferentes perfis

Uma empresa é composta por colaboradores de diversos perfis. Alguns mais festeiros, outros mais tímidos, outros mais religiosos e assim por diante. É importante garantir que a festa divirta e tenha atrações para todos.

Planeje o transporte

Caso a festa ofereça bebida alcoólica é importante planejar um método de transporte para que os colaboradores não dirijam após a ingerir álcool.  Caso a festa aconteça numa chácara ou outro local mais afastado, o transporte é ainda mais importante. Uma boa sugestão é contratar vans.

Não torne a festa obrigatória

Muitos colaboradores são muito fechados ou não podem participar das confraternizações por questões religiosas. Esse evento deve servir para confraternizar e divertir. Por isso, situações constrangedoras devem ser evitadas ao máximo. Se o colaborador não quer ou não se sente bem em ir, não deve ser obrigado.

Premiações

Se a empresa tem a prática de entregar premiações no final do ano, este é o momento. Os colaboradores que receberem a premiação, se sentirão muito felizes e valorizado por receber a premiação em frente aos seus colegas. Os que não forem, se sentirão motivados a passar por esta situação no ano seguinte. Outra sugestão é fazer sorteios para os funcionários terem a chance de ganhar presentes bacanas.

Em terra de evento, criatividade é rainha

Seja na decoração, no cardápio ou nas atrações, sempre é possível inovar. O elemento surpresa é o que deixará os convidados encantados e manterá o evento em suas lembranças.

Fornecedores são seus melhores amigos

Bons fornecedores entregarão os itens no prazo, proporcionarão um evento agradável e cumprirão suas obrigações. Por outro lado, fornecedores ruins são responsáveis por atrasos, serviços mal feitos e muita (muita mesmo) dor de cabeça. Por isso, a importância de contratar fornecedores de confiança e com boas recomendações no mercado.

Amigo secreto

Caso os colaboradores da sua empresa gostem de fazer a brincadeira do amigo secreto, o evento de confraternização de final de ano pode ser uma boa oportunidade para fazer a revelação.

Antecedência

Tenha em mente que a sua empresa é uma de várias que vão realizar este tipo de evento, por isso é interessante organizá-lo o quanto antes para garantir que os espaços e fornecedores desejados estarão disponíveis na data da festa.

Pré-evento

Com o objetivo de gerar engajamento, além de fazer o convite, estimule os convidados enviando mensagens periódicas com algumas informações sobre o evento. Por exemplo, cardápio, atrações e brincadeiras. Só não se esqueça de deixar alguma surpresa para o dia da festa.

 

Quer continuar lendo sobre o tema? Sugerimos o texto Como organizar um evento corporativo de sucesso [CHECK-LIST] COMO ORGANIZAR UM EVENTO CORPORATIVO DE SUCESSO?

Deixe sua Resposta