Banner blog

31 ago 2018

15 Dicas de brincadeiras para festa infantil que vão fazer seus convidados voltar no tempo

Brincadeiras muitas vezes esquecidas e que não custam nada e agitam qualquer festa, é só começar.
Se você é daquelas mamães que gostam de fazer festinhas em casa, também vai adorar essa matéria sobre brincadeiras. Para que tudo aconteça de forma segura, cerifique-se que há espaço suficiente para a criançada.

1 – Morto ou vivo

faixa etária: acima de 5 anos
Escolha um líder. É ele quem vai dar as instruções que deverão ser obedecidas pelos jogadores.
Quando disser: “Morto”, todos ficarão agachados. E “vivo” todos darão pulinho e ficarão de pé.
O grau de dificuldade vai de acordo com a velocidade e a variação de comando. Ganha a criança que conseguir ficar até o final sem errar nenhum movimento.

2 – Pega rabo

faixa etária: acima de 6 anos
Divida as crianças em duas equipe. Distribua pedaços de pano e fitas identificando cada time pela cor, prenda no cós da calça de cada criança.
Neste jogo as crianças devem correr umas atrás das outras, ganha quem pegar o maior numero de fitas do time adversário.

3 – Dança das cadeiras

faixa etária: acima de 5 anos
Arrume as cadeiras em formato de círculo ou como uma fila colocando as costas de uma para outra. Colocar uma a menos da quantidade de crianças. Coloque uma música para tocar, e pare a qualquer momento. Os participantes devem sentar rapidamente. Perde quem ficar de pé.

4 – Dança da bexiga

faixa etária: acima de 4 anos
Façam duplas e sem as mãos os jogadores devem dançar equilibrando uma bexiga entre as testas. Ganha quem não deixar a bexiga cair no chão.

5 – Corre cotia

faixa etária: acima de 3 anos
Os jogadores fazem uma roda e escolhem uma criança que ficará de fora.
Com um lenço ou pedaço de tecido nas mãos, ele corre enquanto as crianças cantam, Corre Cotia:

Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Mocinha bonita
Do meu coração

No meio da canção ele deixa cair o objeto atrás de um dos jogadores, quando  este perceber deve levantar e correr atrás do outro antes que ele sente no lugar vago. Se ele for apanhado antes de chegar no lugar vazio ele continua na mesma posição na brincadeira.

6 – Cabo de guerra

faixa etária: acima de 6 anos
Divida as crianças em duas equipes. Cada equipe deve segurar a ponta de uma corda. Demarque no chão uma linha e faça um nó na corda bem ao meio. Vence quem conseguir puxar a outra equipe para o seu lado.
Crianças brincando de cabo de guerra - foto: wavebreakmedia/ShutterStock.com

7 – Batata quente

faixa etária: acima de 4 anos
As crianças formam um círculo e ao centro uma criança fica com os olhos vendados. Um dos jogadores recebe uma bola e deverá passar para a criança ao lado, enquanto o objeto passa de mão em mão, todos cantam: Bata quente, quente, quente, quente… A qualquer momento da brincadeira o jogador vendado grita: Queimou! Perde quem ficar com o objeto na mão.

8 – Passa Anel

faixa etária: acima de 4 anos
As crianças devem ficar com as palmas das mãos unidas enquanto um adulto vai passando um anel de mão em mão. Ganha a criança que conseguir adivinhar em qual mão foi deixado o anel. A criança que acertar vai ser o próximo passador do anel.

9 – Estátua

faixa etária: acima de 3 anos
Coloque uma música para as crianças dançarem. Alguém para a música e grita: “estátua”.
As crianças devem ficar paradas. Você pode também pedir para um adulto fazer gracinhas. Ganha a criança que se movimentar por último.

10 – Corrida do ovo

faixa etária: acima de 7 anos
Antes da corrida, marque um ponto de largada e outro de chegada. As crianças devem atravessar de uma linha a outra segurando com a boca a colher, sobre a qual se equilibra o ovo (cozido) . Se o ovo cair, a criança deve voltar ao ponto de partida. Vence quem chegar primeiro sem derrubar o ovo no chão.

11 – Mímica

faixa etária: acima de 6 anos
Divida as crianças por equipe. Cada criança deve representar algum animal através de mimicas. Ganha a equipe que conseguir acertar mais vezes.

12 – Amarelinha

faixa etária: acima de 4 anos
Desenhe o diagrama com o giz sobre a calçada ou asfalto. O traçado tradicional é um retângulo grande dividido em dez retângulos menores – as ‘casinhas’ – numerados de 1 a 10. Na parte superior do diagrama, faça uma meia-lua e escreva a palavra ‘Céu’
Cada criança participa de uma vez jogando uma “pedrinha” ou outro objeto. Ganha quem chegar primeiro até o “Céu”.

13 – Caça ao tesouro

faixa etária: acima de 6 anos
Estabeleça equipes de acordo com a quantidade de crianças. No mínimo em cada equipe deve conter 3 crianças. Anote pistas em um papel e espalhe em áreas pré-definidas, sendo que cada pista deve trazer uma informação para que chegue até a próxima.
Você pode criar pistas com grau de dificuldade de acordo com a idade das crianças.

14 – A do le tá

faixa etária: acima de 4 anos
Os participantes sentam em círculo e intercalam as palmas das mãos viradas para cima, de modo que a mão direita de um bata sobre a palma da mão direita do integrante à esquerda. Assim que o integrante for tocado, deverá bater na palma do participante seguinte e assim por diante. As palmas seguem a silabação da música:

“A-do-le-tá
Le peti
Tole tolá
Le café
Com chocolá
A-do-le-tá
Puxa o rabo do tatu
Quem saiu foi tu!”

15 – Cinco Marias

faixa etária: acima de 5 anos
A brincadeira consiste em jogar um dos saquinhos para cima e pegar outro no chão antes que a que foi lançada caia em sua mão. Pode ser jogado de diversas formas com a ideia de que fique cada vez mais difícil.
Para estimular as crianças a participarem das brincadeiras compre prêmios para dar aos ganhadores.
 
Fonte: 15 Brincadeiras do tempo da mamãe para animar a sua festinha infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Video Lightbox Plugin