Como em qualquer situação em que se reúna uma grande quantidade de pessoas, é comum ocorrer alguns problemas numa festa infantil. As regras de etiqueta foram criadas justamente para se estabelecer um código de conduta para que situação embaraçosas não aconteçam. Confira e compartilhe com os seus conhecidos.

Ao convidar

  1. Identifique os presentes

Dessa forma, você poderá agradecer posteriormente.

  1. Como convidar

É interessante fazer o convite por e-mail, WhatsApp ou entregar o convite físico. Dessa forma, diminui-se a possibilidade de o convidado errar o endereço ou o horário.

  1. Quando convidar

15 ou 20 dias de antecedência é o indicado para que os convidados possam se programar.

  1. E quando a criança não quer cumprimentar o convidado?

Isso é comum, infelizmente, e deixa muitos pais e mães na saia justa. O jeito é conversar previamente com a criança. Se mesmo assim, ela se recusar a cumprimentar na hora, o jeito é não forçar a barra e explicar a situação para o convidado, pedindo desculpas.

  1. Soneca na hora dos parabéns

Muitas crianças, de tão cansadas, dormem na hora mais importante da festa. Para que isso não aconteça, é importante observar se a criança está muito cansada e, se sim, antecipar os parabéns. Outra opção é fazê-la dormir antes da festa para que esteja disposta.

 

Ao ser convidado

  1. Não deixe seu filho sem supervisão.

Muitos pais aproveitam tanto a festa que se esquecem de observar seus filhos. É importante estar sempre atento para verificar se eles estão brincando em segurança. Mesmo em festas com monitores, a responsabilidade segue sendo dos pais. Não deixe de dar uma espiada neles vez ou outra.

  1. Não pegue os alimentos da mesa de doces nem as lembrancinhas antes da hora.

Quando for a hora, os convidados serão convidados a usufruir da mesa de doces e receberão as lembrancinhas. Antes disso, os alimentos destinados a degustação serão servidos pelos garçons ou donos da festa.

  1. Confirme presença

Confirme presença no prazo solicitado para que o anfitrião possa calcular a quantidade de alimentos, bebidas e lembrancinhas para a festa. Além disso, só confirme se tiver certeza que poderá comparecer.

  1. Não convide outro convidado

Certamente essa é uma atitude que pode gerar uma situação bastante constrangedora pois o anfitrião não estava calculando alimentos, bebidas e lembrancinhas para aquela pessoa. Por isso, especialmente em festas em buffets, ao final da festa ele terá que arcar com o custo extra. Se for uma situação emergencial que você precisa levar aquela pessoa, telefone para o anfitrião, explique a situação e peça para estender o convite. Isso também vale para babás, ok?

  1. Seja pontual

Em comemorações que ocorrem em salão de festas de condomínios ou em buffets de festa infantil há hora para começar e para terminar. Por isso, respeite o horário estipulado, chegue pontualmente e deixe a festa quando chegar o momento.

  1. Pode levar?

Muitos convidados desejam levar itens de decoração, docinhos e salgadinhos para casa. Em geral, não é permitido levar, mas, se você tiver intimidade com o anfitrião da festa, pode perguntar a ele se pode levar os itens que gostaria.

  1. Dois convidados

No caso de dois irmãos aniversariantes, por exemplo, é preciso levar dois presentes. Mesmo que você só conheça um deles.

 

De forma geral, a regra que resume todas as anteriores é que todos usem o bom senso, a educação e a cordialidade. Assim, todos aproveitarão a festa e desfrutarão de ótimos momentos com familiares e amigos.

 

Deixe sua Resposta