O mercado de festas ferve e toda hora surgem novidades. Confira quais são as últimas tendências em temas, convites e lembrancinhas, que se encaixam em qualquer tipo de comemoração infantil

festa na caixa da festeirice  (Foto: Renato Lucena)

Lembrancinhas: para fazer, cuidar e lembrar

Depois dos chinelos e das suculentas, a última tendência em lembrancinha é o famoso “DIY”, ou seja, Do It Yourself, que significa “faça você mesmo”, em tradução livre. Por isso, kit de jardinagem, com sementes, areia e vasinho; de pintura, com tintas e quadrinhos, e de culinária, com ingredientes para fazer um cupcake, por exemplo, estão na moda. Mas é claro que os brinquedos, as lembranças comestíveis e aquelas úteis, como uma capa de super-herói ou squeeze, são sempre interessantes. E quanto mais combinar com o tema da festa, melhor.

Convite de festa infantil no tema raposa (Foto: Divulgação)

Convites: na onda virtual

Com os grupos do WhatsApp e as redes sociais cada vez mais presentes na vida das pessoas, entregar os convites em mãos é bem raro hoje em dia. Você consegue lembrar do último que recebeu em papel? Por isso, convidar virtualmente está longe de ser deselegante e está super em alta. A designer Tatiana Kuhnert (SP) faz modelos gráficos e até animados para serem enviados via Instagram. Muita fofura! Outra dica é fazer uma página do evento no Facebook com informações, save the date (reserve a data, em tradução livre), com todos os detalhes da festa.

Tema de festa: elementar, meu caro

Na hora de escolher o tema, menos é mais. Agora, você deve escolher um item apenas e abusar da criatividade para retratá-lo em diversos formatos. Veja, a seguir, o que entra e sai, mas lembre-se de que temas clássicos, como circo e fundo do mar, nunca deixam de estar na moda. Saem os bichos, jardim, personagens comerciais como de desenhos animados. Entram os animais avulsos (panda, cervo, ursos polares, lhama, flamingo e cisne), nuvem, estrela, flor, coração e tudo que o tem a ver com a personalidade da criança, como a música favorita, um hobbie ou a cor preferida  são as grandes apostas para o próximo ano.

Foto: olha o passarinho…

De nada adiantar fazer uma festa maravilhosa, se você não registrar o momento. Sim, ele ficará guardado na memória, mas eternizar a lembrança é importante até para você mostrar para o seu filho daqui uns anos. Só esqueça as fotos posadas atrás do bolo com a família toda reunida. Os cliques estão cada vez mais jornalísticos e o objetivo agora é contar a história do evento com ação. Esse novo jeito de fotografar é ótimo para não “perder” tempo na festa. Afinal, que criança gosta de ficar tirando foto com a tia, a avó, o primo, quando se tem os amigos e uma infinita possibilidade de diversão? Agora, se a família fizer questão do clique com algum parente, vale combinar 30 minutos antes com o fotógrafo – e com eles – para fazer o registro quando o local ainda estiver vazio. Dá também para contratar as cabines de foto digital. Você já viu? São aquelas em que os convidados colocam vários adereços e a imagem sai impressa na hora. Custa cerca de R$ 2.500 por quatro horas.

garota com máquina fotográfica (Foto: Divulgação)

Filmagem: luz, câmera, ação

A filmagem também segue a linha mais dinâmica. A novidade são os vídeos ao vivo, como acontece nos casamentos, em que os convidados já se veem no telão, e os trailers de 1 a 2 minutos com o resumo da festa. Os vídeos também estão mais rápido, com cerca de 20 minutos.

Look: com que roupa eu vou

Lembre-se de que festa infantil é sempre uma animação. As crianças correm, pulam, se jogam no chão… Então, nada de deixar o aniversariante com algum look que limite os movimentos, impedindo que ele brinque livremente. Por isso, fique atento às dicas abaixo:

– Coloque uma roupa confortável para a criança usar durante a festa e, depois, se quiser, troque por outra mais arrumada na hora de cantar o parabéns.

– Não calce no seu filho um sapato novo que pode machucar e apertar. Se optar por ele, deixe-o usar algumas vezes antes da festa.

– Caso seu filho queira colocar uma fantasia ou adereço que não tenha relação com o tema, relaxe! A festa é dele e o importante é ser feliz.

Horário: Festa no café da manhã?

Sim! Muitas famílias que têm crianças pequenas, querem evitar as festas noturnas, pois o aniversariante pode ficar cansado e até dormir. Por isso, vários bufês e espaços têm oferecido a opção de marcar o evento a partir das 9h. Pode ficar tranquila que os pais vão adorar a ideia de acordar e já ir para a festa! Se o aniversário rolar antes do meio dia, só não se esqueça de caprichar nos itens de café da manhã com muitos lanches, sucos, iogurtes, pães de queijo e bolos sem recheio. Já se a celebração ultrapassar a hora do almoço, ofereça uma massa com uma salada para acompanhar.

Pós-festa: Obrigado pela presença

É de bom tom agradecer o convidado por ter ido à festa. Um jeito fácil de colocar isso em prática é fazer uma mensagem única ou arte (igual a do convite) e encaminhar por e-mail, WhatsApp, Facebook. Aproveite também para agradecer o presente. Todo mundo vai gostar da delicadeza e terá a certeza que o mimo que comprou foi recebido pelo aniversariante.

Fontes: Camila Gottino e Flávia Nobre, Festeiras da Dona Aranha (RJ), Daniella Scarpato, organizadora de festa (SP). Jöyce Soares, organizadora do Festa de Brincar (SP), Karina Domingues, diretora da Festeirice (SP), Kika Bernardes, festeira do Ateliê de festas (SP), Kiki Pupo, consultora de festas (SP), Mayara Fernandes, party planer (SP), Mayara Martins, fotógrafa da Melodia Foto e Filme (SP), Miriam Ribas, decoradora da Lúdica Festas (MG), Renata Bastos, festeira da Felicità (SP) e Tatiana volpe, designer floral da Floriana Flor (SP).

https://revistacrescer.globo.com/Festa-de-aniversario/noticia/2018/01/tendencias-para-festas-infantis-em-2018.html

Deixe sua Resposta